Mulher com casaco azul, com um pastor alemão a caminhar na rota da água, Pó, Portugal, rodeado de vegetação verde e árvores altas

Trilho Rota da Água (Reguengo Grande, Lisboa): Uma Aventura Verdejante

Se procuras um trilho bonito, acessível e perfeito para explorar com o teu patudo, a Rota da Água, no concelho do Bombarral, é uma excelente opção. Este trilho com cerca de 4 km (ida e volta) oferece uma combinação encantadora de natureza, património histórico e um percurso bem conservado. Já o percorremos várias vezes, principalmente na primavera e outono, e continua a ser um dos nossos favoritos.


Um Trilho Verdejante e Bem Conservado

Uma das razões que nos faz voltar a este trilho é a sua vegetação abundante. Não somos fãs de trilhos secos e sem vida, e a Rota da Água tem a quantidade perfeita de árvores e zonas verdes para tornar a caminhada muito mais agradável. Além disso, o percurso está muito bem conservado, sem perder aquele ar natural e autêntico.

Podes começar o caminho no Parque de Merendas do Pó e seguir até à ETAR de Reguengo Grande, ou vice-versa. Ao longo do percurso, vais encontrar vários pontos de interesse histórico, como por exemplo, pontes romanas, levadas, lavadouros antigos e uma azenha. Nos meses mais chuvosos, o trilho ganha ainda mais charme com a presença de uma pequena cascata.

Trilho verdejante com azenha e ponte de pedra ao fundo - trilho rota da água, Lisboa
Cascata trilho rota da água

Placar informativo com mapa e informações sobre o trilho rota da água, Lisboa
Construção antiga e abandonada rodeada de vegetação, incluindo no topo


Características da Rota da Água

  • Localização: Reguengo Grande (aproximadamente 1h de Lisboa, 20 minutos de Peniche, 30 minutos de Rio Maior e 35 minutos de Torres Vedras)

  • Tipo: Linear

  • Duração: Cerca de 1h (ida e volta)

  • Dificuldade: Fácil, com apenas algumas subidas/descidas curtas

  • Piso: Terra batida (bem cuidado, mesmo após chuvas)

  • Sombra: Pouca, por isso, cuidado com o calor

  • Fontes de água: Depende da época do ano (levar sempre água para os patudos!)

  • Precauções: Existem zonas de pouca visibilidade devido às curvas e vegetação densa. Além disso cães, bicicletas e famílias com crianças são comuns no trilho; também é provável que existem vários animais selvagens na zona, como raposas ou javalis, apesar de nunca termos visto nenhum; por estes motivos, não te esqueças de manter o teu cão preso com trela se não tiveres controlo sobre o seu comportamento, para segurança de todos no trilho.

Cão pastor alemão preso por uma trela num trilho verdejante na rota da água, Lisboa
Ponte de madeira com pequeno rio com alguma água, pedras e vegetação


Desvio Opcional: O Jardim da Celeste

Se quiseres tornar a caminhada mais desafiante, podes explorar o desvio até ao Jardim da Celeste. O trilho até lá é sempre a subir e tem bastante inclinação, mas a caminhada vale a pena! O caminho é rodeado de vegetação densa, criando uma atmosfera quase encantadora.

No topo, encontras um pequeno jardim bem cuidado, com mesas para piqueniques e um poço de pedra. A partir daqui, podes seguir um pouco mais até às escadas que te levam diretamente ao Parque de Merendas do Pó, evitando assim voltar pelo mesmo caminho.

Homem de costas com mochila azul, com um pastor alemão a caminhar na rota da água, reguengo Grande, Lisboa, Portugal, rodeado de vegetação verde e árvores altas

Mulher num trilho com cães, carregando um cão idoso pequeno numa bolsa para transporte de caes a tira colo, com pastor alemão em primeiro plano.
Início do desvio para o Jardim da Celeste
Homem com cão pequeno a observar paisagem. Ha uma placa de pedra no chão que diz: Bem-vindo ao jardim da celeste. Obrigado.
Jardim da Celeste

Jardim com plantas, mesa de piquenique e poço de pedra
Jardim da Celeste
Cão pastor alemão no topo de umas escadas, no fundo vê-se uma pequena aldeia
Caminho de volta para o Parque de Merendas

Parque de merendas com mesas e cadeiras, árvores e uma churrasqueira
Parque de Merendas do Pó

O Nosso Grande Susto (E a Importância da Trela)

Numa das nossas visitas, tivemos um susto com a nossa cadela. Ela caminhava de um lado do rio com o dono, enquanto eu e a nossa outra cadelita estávamos do outro. Ela correu para vir ter connosco, mas as ervas estavam tão altas que não viu o buraco a tempo de parar. Acabou por cair no leito do rio, que estava seco naquele dia, fazendo com que caísse diretamente sobre as pedras.

Fiquei a sentir-me muito mal por deixar aquilo acontecer e, durante muito tempo, não consegui tirar aquela cena da cabeça. Felizmente, ela não se magoou, mas o susto foi suficiente para decidirmos que, a partir de então, os nossos cães andariam sempre com trela e peitoral, sem exceção. (Usamos trelas extensíveis, permitindo, assim, que elas tenham liberdade para explorar, enquanto se mantêm em segurança).

Partilho esta experiência como um lembrete para todos os tutores: mesmo em trilhos que parecem seguros, imprevistos e acidentes podem surgir. Manter o teu patudo sob controlo — seja com trela ou com uma palavra de emergência eficaz — é sempre uma opção prudente para garantir a segurança de todos.


Dicas Finais Sobre o Trilho Rota da Água

  • Leva sempre água, tanto para ti como para o teu patudo.
  • Evita fazer o trilho nas horas de mais calor, por haver pouca sombra.
  • Mantém o teu cão preso com trela e peitoral para evitar acidentes.
  • Cuidado com as pontes antigas de pedra e com o leito do rio, por existir o risco de queda.
  • Se tens um cão idoso, este trilho é acessível, mas pode ser necessário algum apoio nas zonas mais inclinadas. A nossa cadela idosa costuma fazer parte do percurso na bolsa de transporte dela!

Trilho verdejante com muros de pedra antigos - trilho rota da água Lisboa

A Rota da Água é um trilho pet-friendly que junta natureza, história e um percurso acessível para todos. Se gostas de caminhar rodeado de vegetação e queres proporcionar ao teu patudo uma aventura segura e divertida, este é um trilho que vale a pena explorar. E quem sabe? Talvez te aventures pelo Jardim da Celeste e descubras ainda mais sobre esta zona encantadora!

Se estás à procura de mais trilhos para explorar com o teu patudo, não deixes de conferir os artigos: 4 Trilhos Pet-Friendly em Portugal Que Adorámos Explorar com os Nossos Patudos e Trilhos com Cães: Tudo o que Precisas de Saber para Começar. Neles, partilhamos mais sugestões e dicas para tornar as tuas aventuras com os teus amigos de quatro patas ainda mais especiais!


Já exploraste este trilho? Partilha a tua experiência nos comentários!

Artigos deste blog podem conter links de afiliados. Se comprares através deles recebemos uma pequena comissão. É uma forma de ajudar a manter este espaço, sem qualquer custo para ti. Obrigada pelo teu apoio! 💙

Gostaste deste artigo? Partilha com os teus amigos!

Deixa um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top